sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O “encolhimento” das populações do Japão e da Rússia (1° ano)

Por outro lado, cerca de 50 países, em sua maioria considerados desenvolvidos, como a Alemanha, Itália e Japão vão perder população até 2050. A Rússia representa um caso emblemático no que diz respeito à quantidade de população que o país está “perdendo” e ainda deverá perder. Se por exemplo, compararmos o “encolhimento demográfico” da Rússia e do Japão veremos que sua causa, dinâmicas e conseqüências são bem diferenciadas.Excetuando-se o período da Segunda Guerra Mundial, o Japão só começou a apresentar uma diminuição absoluta de sua população entre 2004 e 2005. A perda populacional nesse período foi de aproximadamente 20 mil habitantes. Essa diminuição já vinha sendo prevista desde a década de 1970 e tem como causas fundamentais a queda da taxa de natalidade a níveis muito baixos e o aumento da mortalidade.Possuindo um dos mais elevados padrões de vida do mundo, os casais japoneses têm cada vez menos filhos ao mesmo tempo em que a expectativa de vida é cada vez maior. Hoje o país está entre aqueles com maior participação de indivíduos idosos em relação à população total. Esse segmento etário é aquele mais suscetível a determinados tipos de doenças, especialmente gripes. Em suma, a diminuição numérica da população nipônica nada mais é que um dos sintomas do seu alto nível de desenvolvimento.O caso da Rússia é bem diferente. Primeiramente, a diminuição da população russa é mais antiga e muito mais expressiva numericamente falando que a japonesa. Nos últimos dez anos a população da Rússia encolheu em cerca de 10 milhões de indivíduos. Hoje ela é de 143 milhões e, mantidas as tendências demográficas, ficará reduzida a mais ou menos 100 milhões em 2050. As causas gerais dessa sangria populacional são a queda da natalidade, o aumento da mortalidade e a emigração.Na época da União Soviética, de maneira geral, os jovens casavam com pouco mais de 20 anos e logo tinham filhos. Hoje essa situação é adiada ao máximo. Mas, a natalidade é também contida, e muito, pelas dificuldades econômicas que se acentuaram após o fim da União Soviética (1991). A caótica transição para a economia de mercado levou à ampliação do desemprego, ao rebaixamento dos salários, ao déficit crônico de moradias, aumento do custo de vida e dos serviços de saúde. Segundo o Banco Mundial, 20% da população russa vive hoje abaixo do nível de pobreza, recebendo o equivalente à R$ 90,00 por mês.A elevada mortalidade na Rússia não está ligada aos efeitos decorrentes do expressivo número de idosos como no Japão. A singularidade reside na elevada taxa de mortalidade precoce entre indivíduos do sexo masculino, situação atribuída ao elevado consumo de álcool e tabaco e também pelas tensões geradas pelos problemas econômicos que o país vem atravessando. A guisa de comparação, a expectativa de vida de um russo é de 59 anos, enquanto a de um nipônico é de 79.

53 comentários:

Unknown disse...

Os dois paises são bem diferentes ,Na Segunda GGuerra mundial o Japão começou a apresentar uma diminuição absoluta de sua população entre 2004 e 2005.Perderam mais ou menos 20 mil abtantes que é um bom numero de pessoas.Jáh era previsto desde a década de 70 que a queda da taxa de natalidade a níveis muito baixos e o aumento da mortalidade, os casais japoneses têm cada vez menos filhos o país está com maior participação de indivíduos idosos em relação à população total, no Japão a gripe causa diminuição numérica da população . A Russia jáh éh bem direfente...
a diminuição da população russa é mais antiga e muito mais expressiva numericamente do que a do Japão. Nos ultimos 10 anos a Russia encolheu cerca da 10 mil individuos, Causas gerais dessa diminuição populacional é a queda da natalidade, o aumento da mortalidade e a emigração.Devido á economia e ao desenprego a população vive hoje com a ampliação do desemprego, ao rebaixamento dos salários, ao aumento do custu de vida e de saúde. Segundo o Banco Mundial 20% da população vive abaixo do nivel de pebresa, recebendo R$90,00 por mês. A elevada mortalidade na Rússia não está ligada aos efeitos de grande numeros de idosos comu o Japão.Resume á elevada taxa de mortalidade precoce entre individuos do sexo masculino, devido ao alto consumo de alcool e tabaco e tambem por problemas ligados á economia, podemos concluir que a Russia tem uma espestatva de vida de apenas 59 ano enquantu que um nipônico éh de 79


Anderson Rodrigues
turma:111

falow..Galera..

Seliga que esse texto éh muito IMPORTANTE

evandro disse...

Acho que o caso da Rússia não é tão ruim, pelo menos não se compararmos com o do Japão; perder 20 mil habitantes em apenas dois anos é de assustar( desculpe se li errado). Não faço a menor idéia do que poderia estar causando isso, talvez os japoneses estejam com a mentalidade de que quanto menos pessoas melhor e acabaram esquecendo(ou não notaram) que a situação está meio feia( ou meia feia não sei qual é o correto). Uma solução seria levar alguns chineses para morar no Japão(brincadeira).
Quem dera se as sitações do Japão mencionadas no texto estivessem ocorrendo na China...
até que o texto é interessante...

Aluno: Evandro
Turma:112

Anônimo disse...

Os citados (Rússia e Japão) são países desenvolvidos, é evidente que possuem um ótima qualidade de vida, e quem acaba ganhando com isso é a população idosa, pois vive mais. Porém, esses idosos já foram um população ativa, com isso é necessário repor essa população(ativa) dai surge o problema; cada vez mais os casais optam por não terem filhos, dedicam-se mais a sua carreira proficional. Daí vem a queda da população : os idosos tem que morrer mais sedo ou mais tarde (nesse caso mais tarde) deve-se repor a população ativa,mais não tem crianças para virar adolecentes e por fim adultos.


ALUNA:JULLIANE B.N.
TURMA:112

Anônimo disse...

Os países citados (Rússia e Japão) são países desenvolvidos, é evidente que possuem uma ótima qualidade de vida, e quem acaba ganhando com isso é a população idosa, pois vive mais. Porém, esses idosos já foram um população ativa, com isso é necessário repor essa população(ativa) dai surge o problema; cada vez mais os casais optam por não terem filhos, dedicam-se mais a sua carreira proficional. Daí vem a queda da população : os idosos tem que morrer mais sedo ou mais tarde (nesse caso mais tarde) deve-se repor a população ativa,mais não tem crianças para virar adolecentes e por fim adultos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Como já pudemos ver em sala durante o estudo da dinâmica demográfica mundial, em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, existe uma queda no ritmo de crescimento populacional, embora sejam caracterizados pelas elevadas taxas de crescimento vegetativo. Porém, o mesmo não ocorre em países desenvolvidos. Nesse grupo de países, prevalecem as baixas taxas de crescimento populacional/natural, e, em alguns casos, essas taxas chegam a ser negativas, como foi o caso do Japão e da Rússia. Portanto, esses fenômenos ocorridos nesses dois países são apenas mais alguns exemplos da atual realidade européia, ou seja, elevação da qualidade de vida e diminuição das taxas de natalidade. E a tendência é que esse quadro apenas se agrave, já que o desenvolvimento social e econômico, principalmente no Japão, é algo contínuo e certo.

Aluna: Rebeca de Araújo
Turma: 111

Anônimo disse...

Os paises desenvolvidos ou industrializados tem passado por uma diminuição constante da população.
O Japão e a Rússia vivem respectivamente as memas circunstancias,porem,são diferentes as causas da diminuição demografica.
Na Rússia acausa da diminuição não é tão recente e no momento a taxa de natalidade sofre um decrecimoem virtude das dificuldades economicas.
Já no Japão é diferente,a diminuição demografica da população é atual,o motivo é que os casais niponicos fazem planejamento de vida tendo assaim poucos filhos e por venturatendo como concequencia poucas crianças (que no futuro proximo serão adultas) e muitos idosos.

Anônimo disse...

Já de algum tempo temos ouvido falar do baixo índice de natalidade dos países do Velho Mundo. Será que cansaram de gerar outros humanos? Dizer simplesmente “Sim”, seria cair numa banalidade indescritível, posto que há fatores amplos a serem considerados e um deles é a formação cultural -vemos na sociedade brasileira,por exemplo que pessoas da classe media tem uma família menor ,creio ser esta a razão fundamental da diminuição absoluta da população nipônica ,vez que não é grande a emigração nesse momento da história naquele país.
Por outro lado na realidade russa há uma mistura de fatos, o povo russo parece que vive um estado de anomia (não se conhece) ,o sistema político é equivocado ,tem uma democracia que ainda lembra em muito a ditadura, o sofrimento que vai cair numa baixa distribuição ,repercutindo numa baixa auto estima,que por seu lado leva ao auto consumo de drogas mais comuns ; álcool e tabaco.
Um povo feliz quer viver mais é o caso dos japoneses, para um povo tão infeliz como os russos e não apenas eles, mais também seus irmãos de nações próximas que surgiram do desmanche da União Soviética, onde viver não é tão importante.
Não se tem noticia de que há controle de natalidade no Japão, porem não é nada mal que as autoridades lembrem que é bom nascerem mais japonesinho, para que não fiquem com mais velhinhos, ainda que respeitados e muito amados como são na sociedade japonesa.
Agora na Rússia, convenhamos, que é mais importante melhorar a distribuição de renda ,as condições de vida ,uma educação que visualize o ser humano valorizando-o, dando-lhe mais qualidade de vida e assim como o povo feliz, queira ficar na sua terra ao invés de emigrar e vindo a crescer também pupulacionalmente.

Aluna:Ruama
Turma:111

Anônimo disse...

Nos países em desenvolvimento há queda no crescimento populacional, embora haja elevadas taxas no crescimento vegetativo, no entanto isso não ocorre nos países desenvolvidos, em que predominam-se baixas taxas de crescimento populacional. No caso do Japão, esse redução populacional já estava prevista à acontecer, e fatores como, a queda das taxas de natalidades, com níveis muito baixos e altas taxas de mortalidades contribuem para que isso ocorra, sendo que os japoneses têm cada vez menos filhos, e maior expectativa de vida. Já na Rússia, as principais causas da redução populacional, são as quedas da natalidade e o aumento da mortalidade e emigração. No Japão a perda populacional foi de aproximadamente 20 mil habitantes, enquanto na Rússia, foi cerca de 10 milhões de indivíduos nos últimos dez anos.

Ana Thaynara-113

Anônimo disse...

Esse caso na Rússia precisa ser muito bem estudado, para que num futuro mais próximo, ela não sofra uma crise, tirando o fato de quando ela era da USS, e agora está sendo capitalista(em partes), ela tem uma pequena porção de economia no mundo, assim, se lá houver uma crise, muitos países também poderão ser alvos da mesma(como é o caso dos EUA), na minha opinião acho que o governo russo, deveria incentivar as pessoas a terem mais filhos, contanto que se previnam para que não haja DST.E no Japãopoderia continuar produzindo mais filhos, não tantos, no minimo 2 filhos para cada mulher, por que assim a situação estaria balanceada.
Eu achei o texto bem legal, só acho que eu não consegui colocar minhas idéias em ordem.

Jullie Any
113

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu achei interessante na primeira parte do texto que fala que em cerca de 50 países, quase todos considerado países desenvolvidos, até 2050 eles vão perder população pra mim o principal desses países é o japão. O japão tem cada vez menos filhos por causa que o primeiro filho tem muitos recursos, coisa que o segundo filho não tem, mais em compensação a expectativa de vida está cada vez maior.No texto fala também muito sobre os russos mais achei a parte mais interessante também no final do texto que a expectativa de vida de um russo é de 59 anos enquanto a de um nipônico é de 79 anos, e o que eu me lembro do que foi dito em sala de aula a expectativa de vida de um brasileiro é de 80 anos

fausto-113

Anônimo disse...

O texto e muito interessante pois coloca um assunto muito importante que e o alto nivel de mortalidade nos paises:Japão e Russia.
há queda no crescimento populacional, embora haja elevadas taxas no crescimento vegetativo, no entanto isso não ocorre nos países desenvolvidos, em que predominam-se baixas taxas de crescimento populacional.
Portanto, esses fenômenos ocorridos nesses dois países são apenas mais alguns exemplos da atual realidade européia, ou seja, elevação da qualidade de vida e diminuição das taxas de natalidade. E a tendência é que esse quadro apenas se agrave, já que o desenvolvimento social e econômico, principalmente no Japão, é algo contínuo e certo.

Jéssica disse...

o “encolhimento demográfico” da Rússia e do Japão tem causas dinâmicas e conseqüências bem diferenciadas. O Japão só começou a apresentar uma diminuição absoluta de sua população entre 2004 e 2005. A perda populacional nesse período foi de aproximadamente 20 mil habitantes. Já na Rússia, a diminuição da população russa é mais antiga e muito mais expressiva numericamente falando que a japonesa. Nos últimos dez anos a população da Rússia encolheu em cerca de 10 milhões de indivíduos. Hoje ela é de 143 milhões e, mantidas as tendências demográficas, ficará reduzida a mais ou menos 100 milhões em 2050. As causas gerais dessa sangria populacional são a queda da natalidade, o aumento da mortalidade e a emigração.

Jéssica Menezes
113

erica patricia disse...

Achei interessante que a Rússia representa um caso emblemático no que diz respeito à quantidade de população que o país está perdendo e ainda deverá perder.E o Japão só começou a apresentar uma diminuição absoluta de sua população entre 2004 e 2005. A perda populacional nesse período foi de aproximadamente 20 mil habitantes.
Érica Patrícia
113

Unknown disse...

É importante apontar que com tudo isso essa combinaçao de baixas taxas de fertilidade e o encolhimento da populaçao o numero de idosos irá aumentar.A dramática alteração demográfica ameaça a sustentação do tradicional sistema de previdência, no qual os funcionários atuais pagam pelos benefícios de trabalhadores aposentados.E que apesar do Japao ser um país desenvolvido o sistema previdenciário pode sugar os recursos da nação, fazendo com que outros investimentos, como os voltados para educação, defesa e infra-estrutura, não sejam realizados plenamente.

Aluna: Thayane
Turma: 113

Anônimo disse...

Esse texto e realmente interessante, pois fala ao mesmo tempo das reduzidas taxas de crescimento vegetativos em certos paises, no caso Japão e Rússia, onde no Japão a baixo crescimento vegetativo e uma conseguência do fato desse pais ter uma baixa mortalidade, alta expectativa de vida e pelo seu alto nivel economico, ou seja esse problema e causado pelo avanço economico japones, entretanto a Rússia passa pelo mesmo problema mas esse problema e causado ja pela fato da Rússia ser uma economia que sofreu uma transição para economia de mercado a pouco tempo, alem disso esse país também sofre pela alta taxa de mortalidade
Vendo o caso desses dois paises, que estão passando por um a implosão demografica, são um bom exemplo que muitos paises europeus ainda vão passar pois a mioria desses paiuses estaum passando pelo mesmo problema da Rússia e do Japão.

Lucas Albuquerque
Turma: 113

Unknown disse...

O estudo que tivemos sobre a dinâmica demográfica mundial, é quem relata os fatos que estão ocorrendo no texto tratado. Um exemplo disso é o caso do Japão e da Rússia, que infelizmente a taxa de crescimento populacional e natural desses países prevalecem baixas, e em países com casos graves essa taxa chega ser até mesmo negativas. E embora as taxas no crescimento vegetativo sejam elevadas nos países em desenvolvimento há também queda no crescimento populacional. O caso do Japão e da Rússia nos preocupa, pois a perda de indivíduos nos últimos dez anos tem sido muito elevada: Japão - 20 mil habitantes;
Rússia - 10 milhões de habitantes;


Thamyris
Turma: 113

Anônimo disse...

É interessante observar como ocorre as diferentes causas das diminuições demográficas em diferentes países, o texto apresenta o Japão, país desenvolvido com altos recursos tecnológicos e elevado padrão de vida. Este apresenta a queda populacional, decorrente da baixa taxa de natalidade onde a partir dos anos de 2004/2005 cada japonês teve menos filhos do que nos anos anteriores, e alta taxa de mortalidade que é fato da alta camada de idosos sendo eles mais suscetiveis a alguns tipos de doenças...é importante observar que a expectativa de vida do Japão é em média 79 anos. O "encolhimento" russo apesar de também depender de taxas baixas de natalidade e taxas altas de mortalidade não ocasionam pelo mesmo motivo que o Japão e sim pelas diversas crises econômicas encontradas após o fim da União Soviética com isso teve desempregos, rebaixamento dos salários, aumento do custo de vida e dos seviços de saúde. A mortalidade está ligada ao grande número de jovens consumidores de álcool e tabaco além das tensões que o país vem passando.
De um lado uma potência com sua maioria de idosos decorrente do elevado padrão de vida e assim com grande expectativa de vida e do outro lado um país em constante desigualdade e problemas econômicos decorrente das suas crises atuais vinda de sua transição do sistema econômico.

Lucas S. Passos
turma: 113

Anônimo disse...

O texto está nos dizendo sobre a diferença do encolhimento das populações da Rússia e do Japão, que apesar de ter apresentado uma diminuição muito grande entre 2004 e 2005, a diminuição que a Rússia teve foi bem maior e é mais antiga. Possuindo um dos mais elevados padrões de vida do mundo, os casais japoneses têm cada vez menos filhos ao mesmo tempo em que a expectativa de vida é cada vez maior, ao contrário da Rússia que tem como algumas causas desse encolhimento a queda da natalidade, o aumento da mortalidade e a emigração. No Japão a elevada taxa de mortalidade é decorrente aos efeitos do grande número de idosos e já na Rússia essa situação é atribuída ao grande número de homens que bebem e que fumam, e pelas causas geradas pelos problemas econômicos que o país vem enfrentando. Sabemos que este histórico nunca vai melhorar, somente piorar cada vez mais!!!

Anônimo disse...

O texto lido fala do encolhimento das populaçoes da Russia e do Japão,a Russia ainda esta com "mais gente" que o Japão que esta assistindo sua população encolher,gradativamente
acho que o Japoneses adiquiriram a mentalidade de quanto menos gente melhor;
Já a Russia assiste sua população encolher,mas devagar que a do Japao mas isso nao deixa de ser uma preocupação pois quanto menos gente no país maior o ápice da pirâmide etaria
o que faz com que a econômia do país também diminua pois não haverá pessoas econômicamente ativas para pagar impostos e os beneficios para os idosos
enfraquecendo a econômia do país.

Anônimo disse...

O texto é interessante por falar de dois países que sofrem com o encolimento de sua população. O Japão por ter a taxa de natalidade é muito baixa e o aumento da mortalidade, por ter se desenvolvido tecnologicamente, e os casasi japponeses tem cada vez menos filhos e uma espectativa de vida cada vez maior. Já a Rússia sofre com o encolimento de sua população por ela ser mais antiga e muito mais expressiva numericamente do que a japonesa, alem das dificuldades economicas q pioraram após o fim da União Soviética.

Felipe Herrero- 113

Anônimo disse...

Este texto relata sobre a populção de dois grandes países como Japão e Russia, países desenvolvidos os problemas com respeito a quantidade na populção.
Ambos, com expressivo número de idosos, taxa de mortalidade elevada, assim como também a elevada queda na taxa de natalidade.
Fatores predominantes e responsáveis pela diminuição da população.

Elisabeth-113

Anônimo disse...

O encolhimento do Japão e da Rússia são bem diferentes. A diminuição do Japão se deve como já estva previsto na década de 1970, a queda da taxa de natalidade baixa e o aumento da mortalidade. Como característica dos países desenvolvidos os casais optam por ter cada mais menos filhos e com isso há ima elevação da expectativa de vida chegando a 79 anos.
Já a Rússia é diferente, a diminuição da população é mais expressiva, se prevê que até o ano de 2050 a população se reduza a 100 milhôes e hoje ela é de 143 milhões. As principais são: o aumento da mortalidade, a diminuiçãp da natalidade e a emigração. Devido a transição da União Soviética em 1991 para a economia de mercado houve desemprego, rebaixamento dos salários, e o aumento do custo de vida. A elevada mortalidade se deve diferentemente ao do Japão mas se deve a mortalidade precoce de pessoas do sexo masculino decorrente do uso de álcool e tabaco e a expectativa de vida russa chega a 59 anos.

Tainá Suzanne M. N. Alves
112

hedrey gabriel disse...

pdemos perceber que a situação da Rússia é mais grave do que a do Japão pois o indice de mortalidade é maior.Mas tudo tem seu lado bom e seu lado ruim pois esse países desenvolvidos possuem regulamentos no aspcto da natalidade e isso faz com que o país fique mais controlado. nesse aspecto os países são bem controlados e as pessoas bem sensatas do que fazem.Filhos as pessoas se planejam para ter dos vinte anos para cima e também depende de suas condicões financeiras e etc.

ALUNO:HEDREY GABRIEL
TURMA:113

kitty-zinha disse...

O segmento etário é aquele mais suscetível a determinados tipos de doenças, especialmente gripes. Em suma, a diminuição numérica da população nipônica nada mais é que um dos sintomas do seu alto nível de desenvolvimento.O caso da Rússia é bem diferente,e com diminuição numérica da população nipônica nada mais é que um dos sintomas do seu alto nível de desenvolvimento


Kelly Cristina
turma 112

Naruto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Araújo disse...

Na minha opnião a decadencia do japaõ e da russia e devido ao grande numero de pessoas no apice da pirâmede(idosos)com isso a mortalidade cresce bastante,outros fatores são as bebidas e drogas diminuindo a expectativa de vida aumentando a mortalidade.
O que eu axo q poderia ser feito para diminuir um pouco isso é o planejamento familiar ou inseminaçao um monte de coisa mas eu axo q isso vai demorar muito ou talvez nunca acaabe isso.

Anônimo disse...

Por volta de 2050, Alemanha, Japão e Itália vão perder população.Axo que as consequencias dessa redução de população nesses dois países, no Japão e na Rússia, teve em comum a taxa de mortalidade e a baixa taxa de natalidade que provocaram um défict na economia dos dois países, que tiveram a econômia abaladas. Muitos aspectos são muitos importantes a se destacar, por exemplo, a redução na população da Rússia criou um nivel de pobreza muito alto. Cerca de 20% da população russa vive abaixo da linha de pobreza recebendo 3 vezes menos que um salário mínimo aqui no Brasil. Na minha opinião as reduções de populações nesses dois países deram uma série de fatores que agravaram o nível socio-economico de todas as estruturas sociais e políticas...

Anônimo disse...

A decadencia do japaõ e da russia e devido ao grande numero de pessoas no apice da pirâmede(idosos)com isso a mortalidade cresce bastante,outros fatores são as bebidas e drogas diminuindo a expectativa de vida aumentando a mortalidade.
Em paises subdesenvolvidos e desenvolvidos,existe uma queda no ritmo de crescimento populacional,e muito claro e comum que haja elavadas taxas de crescimento vegetativo.porém não ocorrem em países desenvolvidos,pois nesses países ja são baixas as taxas de crescimento populacional,por as taxas ser baixas demais podem ate chega a ser negativas,onde ocorre na Rússia e no japão.Nesses dois países podemos ver alguns exemplos da atual realidade européia.

~>Natália moura<~
~>turma:112<~

PollY disse...

O Japão perdeu aproximadamente 21 mil pessoas só no ano passado. A questão é: Será que a diminuição populacional japonesa, condenará o país à uma pobreza que talvez não o prejudique tanto, mas que baneficiará os demais países?
A China também não está atrás. Por ela ter imposto uma política de que cada casal deve ter apenas um filho, na minha opinião o país corre um sério risco da maioria das pessoas envelhecer antes que o país enriqueça.

Quem puder responder à minha pergunta sobre o Japão, eu agradesso.

Pollyanna - 113

Anônimo disse...

O texto apresenta com clareza a realidade dos países desenvolvidos, que na sua grande maioria, vem sofrendo uma queda no ritmo de crescimento populacional, o caso dos países citados no texto (Rússia e Japão) não é diferente, já que eles constituem o grupo dos países do norte(desenvolvidos).
A diminuição da população no Japão pode ser considerada saudável, já que essa diminuição vem sendo causada por fatores considerados de países desenvolvidos, como: taxas de crescimento populacional negativas, planejamento familiar (poucos filhos por casal) entre outros fatores.
Ao contrario do Japão a Rússia vem sofrendo uma diminuição na população não tão saudável quanto o do Japão, pois esta vem sendo provocado até mesmo por fatores culturais russos que não podem ser considerados saldáveis, como a morte precoce dos jovens, na sua maioria homens.
Essa diminuição da população tanto na Rússia quanto no Japão pode ser considerado fator positivo, pois com uma população reduzida há uma melhor condição dos órgãos governamentais investirem em aspectos fundamentais, como: educação, segurança, saúde, emprego entre outros, diminuindo com isso a desigualdade social devido a uma melhor distribuição de renda. Por outro lado em uma populacional reduzida pode sentir falta de: mal de obra especializada, competitividade e outros fatores podendo ocasionar um atraso no desenvolvimento do país.

Marcus Vinicius
112

Jéssica Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O texto apresenta fatores da diminuição da população dos respectivos países da Rússia e Japão.Apesar do acontecimento ser o mesmo, no caso, a diminuição populacional,as causas variam.
Na Rússia podemos observar uma mudança de costume, que vem reduzindo a taxa de natalidade,pois na época da União Soviética, como diz o texto, os jovens casavam com 20 anos e logo depois tinham filhos, diferentemente de hoje em dia.Outro fator que ocorre na Rússia, causador dessa diminuição populacional, é a elevada taxa de mortalidade, causada entre outros pelo elevado consumo de tabaco e álcool, como diz o texto.Ainda temos também a emigração constante no país.
Já no Japão os casais têm cada vez menos filhos, fato que ocorre por causa da elevação dos padrões econômicos, como anteriormente estudamos as causas da redução da população mundial.
Podemos observar que, se na Rússia as taxas de natalidade abaixam por dificuldades econômicas, no Japão ocorre o inverso.E o fato do encolhimento Russo ser maior, deve-se a outros fatores tais como alta mortalidade e e altas taxas emigratórias.
Isaac Henrique
112

Jéssica Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jéssica Ferreira disse...

O encolhimento do Japão e da Rússia é diferente; o encolhimento do Japão já estava previsto desde 1970, o Japão possui um dos mais elevados padrões de vida do mundo, e os japoneses tem cada vez menos filhos e a expectativa de vida é cada vez maior (chegando aos 79 anos). Já na Rússia a diminuição vem de vários anos ela encolheu cerca de 10 milhões de indivíduos, hoje atinge 143 milhões e se continuar assim vai chegar a 100 milhões em 2050; as principais causas é a queda da natalidade, aumento da mortalidade e a imigração (dificuldades econômicas ao fim da união soviética em 1991 por causa do desemprego, rebaixamento dos salários, aumento nos serviços de saúde.), na época da união soviética os jovens casavam com um pouco mais de 20 anos hoje adiam ao máximo. 20% da população vive abaixo da linha da pobreza recebendo o que vale por mais ou menos 90,00 reais por mês; morre mais homens pois o consumo de álcool e tabaco é muito alto a expectativa de vive de um russo é muito menor q a de um japonês chegando aos 59 anos em quanto o nipônico chega aos 79 anos .


jéssica gonçalves e kerolin melo >112<
ESTAVAMOS JUNTAS...

Anônimo disse...

O texto fala da crescente queda da população de Rússia e Japão, o Japão perdeu 20 mil habitantes em um período de 2 anos que já era prevista a quase 30 anos, e a Rússia a queda de sua população vem acontecendo a muito tempo, ela já perdeu cerca de 10 milhões de pessoas, sua população é de 143 milhões, e se continuar nesse ritmo pode chegar a 100 milhões da a ceca de 40 anos .

Karlos Gad
112

Raphaelias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raphaelias disse...

Sobre o texto é interesante a parte que fala que os países desenvolvidos como a Rússia e o Japão estão diminuindo sua população drasticamente nestes últimos anos.
Na minha opinião isso é inevitavel porque após um grande crescimento é inevitavel independente do nível de desenvolvimento do país.



raphael elias-113

Anônimo disse...

Há várias causas para que ocorra o fato de diminuição populacional. Como citado no texto uma população pode vir diminuir por conta da queda das taxas de natalidade, a população está casando cada vez mais tarde com isso a vinda de crianças está consequentemente tardando,isso quando o casal decide ter filhos o que muitas vezes não acontece, os país está cada vez mais desenvolvido o que põe a mulher cada vez mais no mercado de trabalho; alto índice de mortalidade(apesar de maior expectativa de vida) já que há um numero considerável de idosos na população, que é o caso do Japão, fato que já estava previsto a ocorrer; por outro lado na Rússia, as causas da redução populacional não estão focadas no alto índice de idosos na população, o alto índice de mortes ocorridos estão mais ligados aos cada vez mais no mercado de trabalho; alto índice de mortalidade(apesar de maior expectativa de vida) já que há um numero considerável de idosos na população, que é o caso do Japão, fato que já estava previsto a ocorrer; por outro lado na Rússia, as causas da redução populacional não estão focadas no alto índice de idosos na população, o alto índice de mortes ocorridos estão mais ligados aos homens, por conta dos vícios (álcool e tabaco)...Isso justifica a baixa expectativa de vida!

Isadora Dourado-113

Renan disse...

Cerca de 50 países, em sua maioria considerados desenvolvidos, como a Alemanha, Itália e Japão vão perder população até 2050. A Rússia representa um caso emblemático no que diz respeito à quantidade de população que o país está “perdendo” e ainda deverá perder. Se por exemplo, compararmos o “encolhimento demográfico” da Rússia e do Japão veremos que sua causa, dinâmicas e conseqüências são bem diferenciadas.
Esse texto e bastante interessante pois nesses países de baixo crescimento vegetativo e alta expectativa de vida pelo alto nivel econômico e esses países estão em um momento de implosão demográfica.

Renan Marques-113

Anônimo disse...

A base populacional da Europa é cada vez mais frágio,enquanto países em desenvolvimento tem altas taxas de crescimento vegetativo a Europa toda vive um fase de baixo crescimento populacional.
O texto fala da Rússia e do Japão.Embora o Japão não fassa parte da Europa, vive algo parecido com que os países
europeus pois vive momento parecido com o da Europa falando do ponto divisto econômico,com o aumento da qualidade de vida no Japão a população tem cada vez menos filhos e os idosos cada vez maior espectativa de vida.
Já a Rússia vive algo totalmente diferente no cenário econômico a sua taxa de crescimento é baixa mas por causa das sucesivas crises econômicas após o fim da URSS, que aumentarão o numero de desempregados sem emprego os país de família não querem correr o risco de ter um filho e não consequir sustentalo e o aumento da taxa de mortalidade infantil são os maiores causadores dessa crise.Dois lados dessa mesma moeda que se chama Implosão Demográfica.

Nome:Leandro
Turma:113

Bia disse...

O baixo crescimento populacional desses países ocorre devido sua área, que esta pequena para tantas pessoas, ou pelo fato delas terem melhorado de vida economicamente.Isso foi favorecendo o baixo crescimento populacional, em um ponto esse baixo crescimento populacional é bom por outro não.Seus pontos positivos são;um crescimento alto dos idosos( dando mais esperança de vidas as pessoas ), um mercado de trabalho bem desenvolvido ... já seus pontos negativos são: poucas pessoas ativas para trabalhar no mercado, poucas pessoas para pagar a previdência dos idosos dando custo a mais para o governo ...
Essa situação também ocorre em outros paises onde a taxa de crescimento populacional pode chegar até abaixo de 0%.
Quando formos debater sobre esse assunto devemos ter cuidado pois sempre haverá pontos negativos e positivos, os quais teremos que analisar para darmos nossa opinião ou ate mesmo para ver o que cairá melhor para um país ou ate mesmo para as pessoas.


Bianca 113

Anônimo disse...

Eu achei o texto todo muito interessante, ele nos leva a pensaar nesse problema de crescimento populacional que é bem presente hoje mas a maioria das pessoas nem reparam e não estão nem um pouco procupadas enquanto deveriam sim se preocupar. Lendo este texto eu estive atenta a uma parte que diz que um dos motivos porque a população não cresce mais como antigamente em algumas regiões é o nível de desenvolvimentoo dessa região, see ela é muito desenvolvida, como o Japão, a população tende a crescer menos pois os casais estão muito ocupados cuidando do seu emprego e do seu dinheiro e não tem tempo para uma criança no lar.

Thaiza Karoline - 113

Anônimo disse...

http://www.ipea.gov.br/default.jsp

Professor,
estou mandando o linck daquela reportagem !

;)

Beijim

Anônimo disse...

-Podemos claramente ver que são dois países na mesma situação entretanto com algúns aspectos diferentes.
•O caso do japão engloba a taxa de natalidade baixa e a de mortalidade alta pelos seguintes fatores:- os casais japonesestem um padrão de vida respectivamente elevado assim podendo escolher a quantidade de crianças de acordo com a situação social(destacando que quanto melhor a situação de vida menos filhos)e índice de mortalidade elevada devido ao país ser exposto a muitas doenças. Outro fato que devemos destacar é que os jovens não são a maioria como previsto, o Japão é considerado e classificado como um dos países que tem mais idosos.
'Obs: podemos observar que as causas mais marcantes em relação ao Japão é a escolha , tirando então os fatores de doenças.
•Rússia: Tem um encolhimento da populaçãoexageradamentebaixo em relação ao Japão e as conclusões são quase iguais apresentando algumas diferenças notáveis, vejamos:Taxas de natalidade baixissimas( onde o país é pobre e os casais ganham em média 90 reais por mês, daí a escapatória seria diminuir os gastos com os filhos assim optando por terem menos filhos ou nenhum) Emigração(onde os rússos recebem grandes quantidades de habitantes de outros países) e a taxa de mortalidade elevada( com o aumento dos "planos de saúde" ao fim da união Soviética)
'Obs: A Rússia também sofre de uma mortalidade elevada, pois há muitas mortes de pessoas do sexo masculino por consumo de alcool e tabaco.
•Podemos ver que em alguns casos são escolhas dos próprios casais, outros são baixa renda, as doenças,a emigração e altos índices de morte por consumo de "drogas".
•Contudo podemos analizar também que a condição de vida dos Japoneses é muito melhor do que a dos russos, onde jah citados no texto "um russo é de 59 anos, enquanto a de um nipônico é de 79". Nos levando a acreditar que mais medidas e providéncias são tomadas no Japão.

Um beiiijo professor ;*

•Ywlle R Anhetti {♥}

Unknown disse...

Como nós estudamos, a população nos países desenvolvidos tende a encolher cada vez mais e alguns países em desenvolvimento começam a exibir essas características no qual Rússia e Japão estão passando. Assim a População Econômica Ativa tende a diminuir mudando a pirâmide etária. Tais acontecimentos são resultados do padrão cultural, crescimento urbano (que contribue para a redução da atividade agrícola) e além do mais como o texto citou, elevada taxa e motalidade na Rússia devido o álcool e tabaco, entre outros.

Priscila Grazielly
Turma: 111

Anônimo disse...

A taxa de diminuição esta cada vez mais alta , cada vez se reduz a população,como no japão os casais japoneses cada vez tem menos filhos,e tem mais expectativa de vida e cada vez maior nesses paises da europa.
Fala que as taxas de natalidade e cada vez menor,a russia tem elevada taxa de mortalidade e não está ligada aos efeitos decorrentes do expressivo número de idosos como no Japão.Eles tinha que ver isso.Suas taixas cada vez mais menor.A europa toda vive baixa taxa de crecimento populacional.
Aluna: keren -hapuque
Turma:113

Anônimo disse...

nos países subdesenvolvidos, existe uma queda no ritmo de crescimento populacional, mesmo assim sendo caracterizados por elevadas taxas de crescimento vegetativo. mas o mesmo não ocorre em países desenvolvidos. esse grupo de países, prevalecem as baixas taxas de crescimento populacional,e em alguns casos, essas taxas podem chegar a ser negativas, como aconteceu com o Japão e a Rússia. Portanto, esses fenômenos sao exemplos do que esta acontecendo na realidade européia, ou seja, elevação da qualidade de vida e diminuição das taxas de natalidade. E a tendência é que esse quadro apenas se agrave, já que o desenvolvimento social e econômico, principalmente no Japão.



Raphaela Carlos
Turma 111

Anônimo disse...

lendo o texto pude concluir que a populaçao dos paises desenvolvidos esta encolhendo cada vez mais,e paises como Russia e Japão que são paises desenvolvidos continuam com baixo indice populacional e que em alguns paises o taixa do crecimento populacional chega a ser negativas,o que faz com que a populaçao economica etaria diminua fazendo mudanças na piramide etaria.As causas desse acontecimento é a taixa de mortalidade que aumentou ,a taixa de natalidade que diminuiu muito,as familias fazem planejamentos familiares,as mulheres começaram a usar metos contraceptivos e serem inseridas da no mercado de trabalho.

aluna:Vitoria Ariel
turma:111

Anônimo disse...

O texo fala sobre o encolhimento das populações de Japão e Rússia,que vem sido causado por motivos diferentes,no caso do Japão,essa diminuição vem sido causada pelo encolhimento dos índices de natalidade,que deve-se ao planejamento familiar ao mesmo tempo em que a expectativa de vida cresce cada vez mais,outro fator de grande contribuição para esse encolhimento da população nipônica é o aumento dos índices de mortalidade causados pelo alto número de idosos no país,ou seja,a diminuição da população japonesaé uma consequência de seu elevado nível de desenvolvimento.No caso da Rússia a situação é bem diferente,os principais fatores para esse encolhimento são:

-Queda da taxa de natalidade

-Aumento da mortalidade

-Emigração

NO primeiro fator,ao contrário do Japão,a queda de taxa de natalidade não deve-se ao planejamento familiar,mas sim pelas dificuldades econômicas enfrentadas pelos casais,já que mais de 20 % da população russa vive abaixo do nível de pobreza,em situação muito precária,já o aumento da mortalidade deve-se ao uso excessivo de álcool e tabaco,como citado,outro fator que tem grande contribuição pra esse encolhimento é a emigração.Ou seja,diferentemente do Japão a diminuição da população russa deve-sa a uma crise e a condições de vida não tão boa como a dos japoneses.

GUILHERME LELIS-112

Anônimo disse...

Os países desenvolvidos ou industrializados têm vivido a diminuição da sua população.
Apesar de estarem passando pelas mesmas circunstâncias, o Japão e a Rússia têm diferentes causas da sua diminuição demográfica.
No Japão, por exemplo, a redução da populaçãoé recente. Os casais nipônicos costumam ter poucos filhos , gerando baixas taxas de natalidade; e a qualidade de vida no país é alta, mostrando o aumento da população idosa.
Na Rússia ocorre o inverso. A diminuição da população é antiga e atualmente a taxa de natalidade sofre seu decréscimo por causa das dificuldades econômicas do país e o aumento do custo de vida e dos serviços de saúde.

Natália Cristina
Turma: 111

Anônimo disse...

Como nós já vimos,a população nos países desenvolvidos tende a encolher cada vez mais e alguns países em desenvolvimento começam a exibir essas características no qual Rússia e Japão estão passando.As causas desse acontecimento é a taixa de mortalidade que aumentou,a taixa de natalidade que diminuiu,as familias fazem planejamentos familiares,e as mulheres começaram a usar métodos contraceptivos.