segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A transferência de Kaká para o futebol inglês

Pelas cifras milionárias e estratosféricas, Kaká resistiu e continuou sua jornada no grande Rossonero da Lombardia. Com valores líquidos, segundo especulou-se, o jogador ganharia quase 1,7 milhão de reais por semana. Esperamos que Milan e Kaká venha ser uma fusão eterna, visto pela química que envolve a sua passagem pelo clube, a lembrar, logo de cara no primeiro derby da cidade contra o arqui-rival Inter já emplacou um gol, são poucos que conseguiram esse feito (no último clássico outro brasileiro conseguiu esse feito - Ronaldinho Gaucho). A sua transferência impediria o alcance de um outro feito histórico - completar o 100° gol com a camisa rossonera, fato que o colocará entre o seleto grupo de jogadores que alcançaram esta marca. Na semana que envolveu as negociações, Kaká havia dito que envelheceria no Milan e seria naturalmente o futuro capitão. Recentemente, Lionel Messi declarou nunca abandonar a camisa do clube da Catalunha. Aprofundadando mais esse assunto, são raras as juras de amor eterno entre um jogador e um clube, hoje na maioria dos casos esse amor é fulgaz e efêmero. Logicamente existem alguns casos, quase raros, que conseguiram sedimentar sua carreira em um único clube, construindo sua imagem e semelhança ao escudo que defendem. Nos tempos modernos a contar nos dedos como: Steve Gerrard no Leverpool, Raul no Real Madrid, Maldini no Milan, Zanetti na Inter, o galês de futebol refinado Ryan Giggs, Francesco Totti na Roma, Rogério Ceni no São Paulo e o oportunista Palermo no lendário Boca. Sinceramente, como ROSSONERO de carteirinha dos tempos do "Power Trio" holandes (Gulit, Van Basten e Raykkard), desejo muito ver Kaká (um amigo de infância dos velhos tempos de QNB 09 - Taguá) ser o maior estrangeiro a vestir a camisa rossonera e, também ser a primeira parte do "Power Trio" brasileiro juntamente com Pato e Ronaldinho.
Como amante do futebol e especialmente dos craques do meio de campo - área de atuação do jogador, acredito que profissionalmente não seria uma boa para o jogador, que no mínimo poderia ficar duas,três ou até mesmo quatro temporadas fora da vitrine do futebol europeu - a Champions League (incluindo esse ano no qual o Milan não conseguiu a vaga), ai o jovem atleta não será mais tão jovem, flertaria os 30. A curto prazo, nas previsões não acredita-se que o emergente Manchester City possa alcançar vaga no torneio europeu, o clube luta para se manter vivo na primeira divisão da Premier League inglesa. Mesmo com os vultuosos invetimentos do Sheik Mansour Bin Zayed Al-Nahyan - chefão do Abu Dhabi United Group, detentor do Manchester City, que no Reino Unido possui como fato mais notável ser o clube do coração dos irmãos Gallagher - lideres da banda Inglesa Oasis (comandantes do renascimento do BritRock nos anos 90). A equipe ainda vai "ralar" muito até chegar no patamar em que se encontram as equipes de ponta do futebol inglês como Arsenal, Liverpool, Chelsea e o seu rival local Manchester United.
Em tempos de crise, dinheiro não é o problema para o Sheik Mansour, ele está por traz de vários outros empreendimentos milionários no mundo esportivo - a ocorrência do GP de Formula Um nos Emirados Árabes, com a construção do milionário autodrômo,a tranferência do mundial de clubes da FIFA em 2009 e 2010 para esse país são alguns dos exemplos mais notórios.
Para completar, toda torcida Rossonera ficou no aguardo oficial da transação, fato que inclusive foi bastante comemorado em grande parte da Itália (vide a cômica e esfuziante comemoração do comentarista esportivo italiano Tiziano Crudeli no programa Il Processo Di Biscardi - ver youtube). Kaká foi sábio em não concordar em trocar a cosmopolita e industrial cidade italiana por Manchester que também ostenta ser o símbolo histórico da era industrial, também não deixa de ser cosmopolita. Fica o desejo de toda sorte do mundo ao sempre eficiente, refinado e objetivo Kaká, que venham muitos gols e títulos a equipe Rossonera sob os pés dele. Que não venha outras novelas, como já se especula sua tranferência pro Real Madrid.

Nenhum comentário: