segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Expansão da área de influência de Brasília (1° e 2° ano)

Estudo realizado pelo IBGE, intitulado como: "Regiões de influência das cidades - 2008" divulgado no dia 10/10, mostra a expansão da área de influência economica e urbana de Brasília, veja abaixo as principais abordagens:

A região de influência da capital do país vai muito além das 29 Regiões Administrativas do DF e dos 22 municipíos do Entorno, região conhecida tecnicamente como RIDE - Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno e DF. Segundo estudo levantado pelo IBGE, Brasília é referência para mais de 9.6 milhões de habitantes que vivem em 298 municípios. Estas áreas de influência estão localizadas no Noroeste de Minas Gerais, oeste da Bahia, sul de Tocantins e especialmente Goias. Nas primeiras edições do estudo - 1972,1987,2000 o poder de Brasília explicava-se pelo fato de ser o centro político e o palco das decisões administrativas do país. Desta vez, ao lado do Rio de Janeiro, a cidade recebeu o título de metrópole nacional e assumiu o status de capital em todas as dimensões. Agora, esta apenas atrás de São Paulo (considerada grande metrópole nacional) e Rio de Janeiro, quando observado a extensão de influência. Das 12 grandes redes de influência elencadas pelo instituto, Brasília é a que possui o mais alto PIB per capita: R$ 25,3 mil. Para se ter uma idéia da sua expansão, a zona de influência alcança inclusive as redes de Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT) e cidades com mais de 600 km de distância como Barreiras e Bom Jesus da Lapa, na Bahia também aparecem na área de influência. O estudo levou em contas três fatores: a subordinação das cidades à gestão federal, o impacto empresarial e econômico da localidade e por último a oferta de serviços, produtos e rede urbana.
A região considerada Entorno de Brasília é muito maior segundo o IBGE, o estudo mostra que há gente morando muito longe da capital federal, mas que tem a cidade como principal alicerce. Pela primeira vez Brasília é listada como Metrópole Nacional. Por um lado é bom, representa progresso e geração de renda. Por outro, serve de alerta, já que o DF já sofre grande pressão demográfica exercida pelas cidades vizinhas, agora tem de se preocupar com a demanda oriunda de mais de 250municípios, estejam eles onde estiver.
Se pensarmos nos desafios criados pelo título de metrópole nacional, o mais latente é, sem dúvida, o da saúde pública. Todo dia, antes das 5 horas da manhã a prefeitura de Buritis -MG disponibiliza um microônibus cheio de pacientes rumo a Brasília.
Quanto a economia, o fato é de comemorar, "pois quanto maior a área de influência de uma cidade, maiores os recursos atraídos para ela. A cidade suga parte dos recursos da região", explica o economista Júlio Miragaya, coordenador de planejamento territorial do Ministério da Integração Nacional. Portanto, conclui-se que existe a tendência de aumentar a concentração de riquezas no DF, pois direta ou indiretamente as cidades vinculadas a zona de influência consomem aqui. Inclusive, segundo o IBGE, até para se fazer compras e ter acesso a serviços essenciais a população no Brasil deve se deslocar em média 49 km, realizando grandes deslocamentos enquadrados como migração intra-regional pendular.
O estudo identificou 12 principais centros urbanos do país com uma extensa área de influência direta. São Paulo aparece sozinha no nível de Grande Metrópole, sendo o maior conjunto urbano do país, Rio e Brasília vem logo em seguida. Em um terceiro nível encontram-se Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Goiania, Belém, Recife e Fortaleza. Anteriormente Brasília e Manaus, por exemplo, eram classificadas como Centros Regionais.
Mais informações - site IBGE e Correio Braziliense - Caderno Cidades - 19/10/2008

67 comentários:

Anônimo disse...

pois e professor,esse almento populacional é muito desleal para a imagem da capital e para os proprios moradores,pois varios aspectos devem ser levando em consideraçao.

1ºum ze ruela da vida vem tentar a vida na capital e acaba tirando a oportunidade do proprio morador de trabalhar.

2ºas vezes nem consegue emprego e destroi a imagem da capital como sendo mendigo.

3ºfaz ate mesmo a favelizaçao almentar por aqui mesmo.

4ºdestroi nossa vegetaçao e rios com seus assentos irregulares.

Espero que o governo continue teclando na mesma tecla que é a fiscalizaçao de assentamento irregular.
vlw!
abrass!

Anônimo disse...

Pelos os conceitos obeservado no texto o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado nesta sexta-feira (10), aponta o crescimento e o aumento da influência de Brasília, Manaus, de várias capitais nordestinas, sobretudo Fortaleza, e de municípios da periferia da Amazônia, mas revela que a relação entre as cidades da rede urbana brasileira não sofreu profundas alterações nos últimos 40 anos.

São Paulo e Rio de Janeiro, nessa ordem, continuam sendo as metrópoles que exercem a maior influência sobre o país. O IBGE colheu dados de 4.625 dos 5.564 municípios brasileiros e comparou com pesquisas semelhantes, realizadas em 1966, 79 e 93.

O estudo "Regiões de Influência das Cidades" tem como objetivo mapear a rede urbana brasileira, levando em consideração a hierarquia dos centros urbanos e as relações políticas, econômicas, geográficas e sociais estabelecidas entre as cidades.

Para medir a importância e a influência de cada cidade em escala regional e/ou nacional o IBGE considerou a presença de órgãos públicos federais, a gestão empresarial, a oferta de equipamentos e serviços, a presença de instituições financeiras, as instituições do ensino superior, as instalações na área saúde, o acesso à Internet, a presença de redes de televisão aberta e de jornais, as conexões aéreas, a rede de transportes coletivos, os aeroportos, as opções de lazer, dentre outros fatores.

As cidades classificadas como 'metrópoles' foram São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Goiânia. "No comando da rede urbana brasileira se isolam três centros: São Paulo (qualificada como a Grande Metrópole Nacional), Rio de Janeiro e Brasília (classificadas como Metrópoles Nacionais). Destes três, São Paulo é o que tem mais destaque em todos os indicadores", explica Claudio Stenner, coordenador geral da pesquisa do IBGE.

"Mesmo com o crescimento de São Paulo e a construção de Brasília, que emergiu fortemente em virtude da política administrativa federal, o Rio de Janeiro ainda tem grande importância na gestão pública federal. Dos 65 órgãos federais oficias, 14 estão no Rio. Já São Paulo não tem tanta representatividade nesse quesito, apesar da influência econômica", afirma o pesquisador, comparando os dados da atual pesquisa com a realizada em 1966.

matheus fla menguista disse...

na verdade a região de influência da capital do país vai muito além das 29 Regiões Administrativas do DF e dos 22 municipíos do Entorno, região conhecida tecnicamente como RIDE - Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno e DF. Segundo estudo levantado pelo IBGE, Brasília é referência para mais de 9.6 milhões de habitantes que vivem em 298 municípios.

Anônimo disse...

Diante da leitura do texto pode-se observar que o crescimento populacional no entorno representa progresso da metropole, no entanto caracteriza a dependencia das outras cidades. Ou seja, é um processo continuo e vicioso que pressiona demograficamente o DF.

Jansen..121

Marina disse...

É, Marcos, eu realmente gostei do blog. O texto é interessante, basicamente resume o que estudamos hoje em sala de aula..

Marina 122

Anônimo disse...

O Principal a dizer é que Brasília foi criada e é governada para ser uma cidade pequena não um Estado, com tantas cidades agregadas acaba ai por Brasília ficar como a capital do de um Estado imaginário que tem uma área de influência que chega até o Tocantis e a Bahia para mim não á lado bom nessa história pois além de se preucupar com sua população agora Brasília tem que se preucupar tambem com cidades agregadas.
A Solução para mim é simplesmente pedir ao governo federal que intervenha e que deixe claro que os reponsáveis por essas cidades são seus Estados não Brasília.
Brasília quase não tem planejamento para si propria imagine para um território tão vasto quanto o que citado no texto.

Nome:Leandro
Turma:113

Anônimo disse...

O que eu acho interessante citar que o texto explora a influência da capital do país que vai muito além das 29 regiões e dos 22 municípios do entorno.O Rio de Janeiro agora pode ser considerado uma metrópole nacional,ficando atrás apenas da grande megalópole nacional(São Paulo), quando se refere á extensão de influência.Brasília possui o mais PIB per capita entre as 12 grandes redes de influência.

**Lorena_122** disse...

Corte no Orçamento deve surtir pouco efeito, dizem analistas




O corte no Orçamento anunciado pelo governo surtirá pouco efeito sobre a expansão da demanda e terá força zero para brecar eventual alta nos juros na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), avaliam especialistas.

De acordo com o sócio-diretor da RC Consultores, Fábio Silveira, o Banco Central caminha para uma "elevação inevitável" dos juros, se não na reunião da semana que vem, na outra. Para ele, o anúncio do corte no Orçamento exercerá influência nula sobre o comportamento da demanda, ao menos no curto prazo.

"Uma resposta macroeconômica leva ao menos seis meses, é uma reação lenta", diz Silveira. "Aí, Inês é morta -o Copom já terá se reunido outras vezes."

O sócio-diretor da RC Consultores ressalta que o país transita por um período de pressões inflacionárias mais fortes, não apenas pela expansão dos gastos governamentais como também pela alta nos preços das commodities e pelo consumo das famílias.

Nesse sentido, diz Silveira, o corte, embora seja bem-vindo, já deveria ter sido feito antes que o aumento nos gastos do governo se constituíssem em mais um elemento de pressão inflacionária. "Mas a inflação já está carregada", diz.

Anônimo disse...

Finalmente!!!
Li esse texto umas dez vezes mais entendi!!!
Brasília é um ótimo lugar, como não queria que influenciasse a população vizinha?
Rio e São Paulo? Só estão na frente por serem os mais conhecidos( ainda bem).
Mas acho que isso não deve durar por muito tempo, e se durar, coitada de Brasília... Vai passar na frente de SP e do Rio...
Brasília só perde com isso...
Acredito que se continuar desse jeito,
não vai durar muito para termos um "morro".

Desculpem por qualquer erro de gramática absurdo e principalmente, se escrevi alguma coisa nada a ver com o texto e também pela linguagem sem futuro.


Aluno: Evandro
Turma: 112

Anônimo disse...

“Existem no país doze grandes redes de influência, que interligam até mesmo municípios situados em diferentes estados. A rede centralizada por São Paulo, por exemplo, também abrange parte de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
O Rio de Janeiro tem projeção no próprio estado, no Espírito Santo, no sul da Bahia, e na Zona da Mata mineira.
A rede de Brasília influi no oeste da Bahia, em alguns municípios de Goiás e no noroeste de Minas Gerais. As outras nove redes de influência são centralizadas por Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.”

Segundo estudo levantado pelo IBGE, Brasília é referência para mais de 9.6 milhões de habitantes que vivem em 298 municípios. Nas primeiras edições do estudo – 1972, 1987, 2000 o poder de Brasília explicava-se pelo fato de ser o centro político e o palco das decisões administrativas do pais.
Desta vez a cidade recebeu o titulo de metrópole nacional e assumiu o status de capital em todas as dimensões. Por um lado é bom, representa o progresso e geração de renda. Por outro serve de alerta , já que o DF sofre grande pressão demográfica exercida pelas cidades vizinhas.

Este estudo levou em conta três fatores: a subordinação das cidades a gestão federal,o impacto empresarial e econômico da localidade e por ultimo a oferta de serviços , produtos e rede urbana.

Eduarda - 122

Anônimo disse...

O estudo "Regiões de Influência das Cidades" tem como objetivo mapear a rede urbana brasileira, levando em consideração a hierarquia dos centros urbanos e as relações políticas, econômicas, geográficas e sociais estabelecidas entre as cidades.
Este estudo levou em conta três fatores: a subordinação das cidades a gestão federal,o impacto empresarial e econômico da localidade e por ultimo a oferta de serviços , produtos e rede urbana.

Anônimo disse...

A região considerada Entorno de Brasília é muito maior segundo o IBGE, o estudo mostra que há gente morando muito longe da capital federal, mas que tem a cidade como principal alicerce.
Pela primeira vez Brasília é listada como Metrópole Nacional.Por um lado é bom, representa progresso e geração de renda. Por outro, serve de alerta, já que o DF já sofre grande pressão demográfica exercida pelas cidades vizinhas, agora tem de se preocupar com a demanda oriunda de mais de 250 municípios, estejam eles onde estiver.
A rede urbana de Brasília ganhou fôlego com o avanço do setor empresarial. O IBGE observou que várias empresas sediadas na cidade estão espalhadas por outras regiões. Das 12 grandes redes de influência elencadas pelo instituto, Brasília é a que possui o mais alto PIB per capita: R$ 25,3 mil. Junto com São Paulo — o único conjunto urbano considerado grande metrópole nacional —, a capital federal exerce influência nas redes de Cuiabá (MT) e de Porto Velho (RO). Cidades distantes mais de 600km, como Barreiras e Bom Jesus da Lapa, na Bahia, também aparecem na área influenciada.

erica patricia disse...

A região considerada Entorno de Brasília é muito maior segundo o IBGE, o estudo mostra que há gente morando muito longe da capital federal, mas que tem a cidade como principal alicerce. Pela primeira vez Brasília é listada como Metrópole Nacional.

Anônimo disse...

e ae professor
texto mutui interessante pois intuula muto bem a questao das pessoa que vem pra cá e tomão nossor empregos e oportunidades que por direito são dos brasilieses

e isso ai falou

Anônimo disse...

Bem, eu queria abordar o fato dos nossos hospitais estarem muitas vezes do jeito que tah, por causa do Entorno e pessoas desse Brasil inteiro. Vejamos como exemplo o HRG, ele era para ser uns dos melhores hospitais das cidades satelites, mas não é só nós gamenses que usamos, todo o pessoal do entorno vem para cá, isso acontece devido aos seus governantes não construirem hospitais bons e só colocarem mais ambulâncias para trazerem os doentes pra cá, para "nós" cuidar. Isso também acontece no Hospital de Base,minha mãe trabalha lá e ela me disse que tem pessoas do Brasil inteiro naquele hospital, por que nas capitais dos estados, os hospitais não oferecem nenhuma boa estrutura e nenhuma recurso para fazer nenhuma cirurgia, e isso é um fator péssimo para Brasília, por isso que está acontecendo isso com os nossos hospitais, e o texto é muito interessante, os temas tratados foram claramente abordados.

Nome:Jullie Any
Turma:113

Anônimo disse...

Brasília foi criada para ser capital do país, portanto, o estado deveria preocupar-se somente com a capital, não com cidades de todo Brasil, claro que por ser capital, a cidade têm muita influência, mais não existe planejamento nem mesmo para com própria capital, imagine para os outro estados. Questões relacionadas à saúde e educação também influenciam, sendo que milhares de pessoas saem de seus estados em busca de tratamento aqui em Brasília, a falta de recursos e equipamentos, são classificados como principais fatores de tais acontecimentos, a estrutura dos outros estados deveriam ser melhoradas. Esses acontecimentos diminuem ainda mais as oportunidades dos moradores daqui, sendo que empregos, melhores condições de vida nos dias de hoje tornem-se cada vez mais difíceis. Uma questão que gera malefícios à cidade mais que infelizmente deve ser aceita.

Ana Thaynara-113

Anônimo disse...

Para medir a importância e a influência de cada cidade em escala regional e/ou nacional o IBGE considerou a presença de órgãos públicos federais, a gestão empresarial, a oferta de equipamentos e serviços, a presença de instituições financeiras, as instituições do ensino superior, as instalações na área saúde, o acesso à Internet, a presença de redes de televisão aberta e de jornais, as conexões aéreas, a rede de transportes coletivos, os aeroportos, as opções de lazer, dentre outros fatores.
O estudo "Regiões de Influência das Cidades" tem como objetivo mapear a rede urbana brasileira, levando em consideração a hierarquia dos centros urbanos e as relações políticas, econômicas, geográficas e sociais estabelecidas entre as cidades.
IBGE com grande influencia no acompanhamento de crescimento expancivo de brasilia.

Bruno 122 :*

Antonio Neto disse...

Texto muito interessante,Mostra como Brasília vem crescendo e se tornando uma área de influência cada vez maior, o que para mim faz com que piore a capital do Brasil
pois esta, sofre um aumento excessivo de população fazendo com que a pequena área brasiliense fique cada vez menor e os recursos naturais diminuam.
Por isso eu acho que Brasilia não deve passar de São Paulo como área de influência pois se isto acontecer Brasília vai explodir de problemas,tanto naturais quanto socias.

Anônimo disse...

Brasília era para ser uma pequena cidade com toda certeza, está aí um dos problemas, as pessoas acham que é mais prático e fácil arranjar trabalho por ser menor que RJ e SP. Na minha opinião, o maior problema é que as pessoas estão vendo que é um lugar melhor para se viver, mais tranquilo em comparação às grandes "metrópolis", sem falar que tem vários pontos turísticos, afinal, quem não quer conhecer a capital do seu próprio país? Aí vêm um monte de "sem futuro" p/ cá "fazer a vida", não consegue nada e fica mendigando pelos cantos sem conseguir voltar para a terra natal, negligenciando e denegrindo a nossa imagem. ¬¬
As pessoas ainda não pararam para perceber que se você não tem uma boa base e um bom estudo, não vai conseguir um "bom" trabalho em lugar algum, e a "coisa" aqui está "ficando feia", porque eles estão exigindo demais de nós todos, tanto quem estuda quanto quem trabalha. Então, vem um de fora p/ cá, como eu disse, "fazer a vida", aí começa a ter filhos e mais filhos e super-lota o local, parece que quanto mais pobre mais filho tem.
Sem falar que não só Brasília, mas o DF inteiro está crescendo, o Gama mesmo, isso aqui tudo já foi apenas uma fazendo, e olhe como está agora, com o maior estádio do DF. Isso vai virar ponto turístico com certeza, e vai lotar mais do que já está, a tendência é só piorar. Para se ter uma idéia, à cada duas pessoas aqui no DF, tem-se um carro. Eu já nem sei mais o que vai ser do DF, não tem nem mais p/ onde crescer...

Pollyanna Souza - 113

Anônimo disse...

Brasilia tem sito foco para muitas cidades, principalmente entorno, que não disponibliza bons hospitais, bons recursos para a população, o que implica na procura de um local para saciar as suas necessidades, assim como foi dito no texto, Brasilia abriga pessoas que vem de Buritis-MG entre outras cidades.
Esse abrigo de pessoas que procuram recursos em Brasilia também possui o lado positivo pois a cidade suga recursos fazendo com que a sua economia cresca, pois diretamente ou indiretamente as cidades consomem aqui, pois quanto maior a àrea de influencia maiores os recursos atraidos por ela.
Penso que seja um ponto positivo para a economia entre outros pontos positivos,porém na saúde por exemplo, deixamos de atender pessoas que aqui moram para atender aqueles que vem de fora, esse é um dos pontos a ser trabalhado.

Raquel ROCHA 121

Anônimo disse...

Segundo estudo levantado pelo IBGE, Brasília é referência para mais de 9.6 milhões de habitantes que vivem em 298 municípios.

Este estudo levou em conta três fatores: a subordinação das cidades a gestão federal,o impacto empresarial e econômico da localidade e por ultimo a oferta de serviços , produtos e rede urbana.

Fhelipe Machado 122

Listhmos disse...

Bom se formos analisar esse fenômeno veremos que existem pontos positivos e seria egoismo e falta de aceitabilidade se citarmos só os fatos prejudiciais para nós. Porém vamos aqui listar os principais pontos positivos e negativos, primeiro os Positivos:
1) Esses fluxos migratórios intra-regionais pendular trás mais economia para a nossa capital.

2) Essas pessoas geralmente investem em sua área de trabalho.

3) Deram um título importante para nós.

Negativos:
1) Muitas pessoas usam o nosso sistema de saúde que já é precária.

2) Há uma certa difículdade quanto aos engarrafamentos (problemas no trânsito).

3) Além disso há um almento na disputa das ofertas de empregos.

Bom como vimos acima tem muitos pontos positivos e negativos procurei citar os mais importantes e espero que tenha sido de grande valia para o nosso estudo e crescimento.

Ismael Felix Mendonça - 121

Anônimo disse...

O texto mostra o atual crescimento da capital que vem se tornando uma grande área de influência,isso não parece ser bom para Brasília,pois corre o risco de haver superlotação agravando ainda mais os problemas que Brasília vem sofrendo e criando outros problemas,portanto a capital deve se cuidar nesse processo de crescimento da área de influência para não sofrer graves consequências depois.

GUILHERME LELIS-112

Anônimo disse...

É bom saber que a capital do Brasil, agora é também uma metrópole. Por outro lado não é ótimo como parece ser, pois com essa novidade o governo tem mais fatores para se preocupar como: saúde pública, segurança e, até mesmo, a aparência da capital, para receber todas essas pessoas, seja diretamente ou indiretamente.

Aluna: Natália Cristina
Turma: 111

Unknown disse...

Isso pode ser positivo e negativo.
Positivo pois se Brasília é referência até mesmo fora do Goiás isso que der dizer que a cidade se desenvolveu, cresceu e pode oferecer os serviços que a população precisa mas é negativo pois com tanta procura assim, a própria população de Brasília precisa "disputar" por exemplo as vagas nos hospitais entre outros recursos oferecido pela cidade então uma grande aglomeração de pessoas em determinado local para reeber saúde por exemplo não é uma boa coisa. É preciso que tais cidades onde a populãção busca os serviços oferecidos por Brasília tenham estes serviços que Brasília oferece. Só assim poderia diminuir a super lotação em tais locais.

Priscila Grazielly
111

Anônimo disse...

o texto fala que brasilia que é uma metropole.no texto relata o fato de que brasilia é uma regiao em que influencia muitos municipios e que tambem é referencia muitas pessoas de que vivem em muito municipios fora do estado de brasilia esse é um dos fatos positivos,mas tem o ponto negativo que é que pelo fato de brasilia ser um estado que é referencia de muitos municipios,muitas pessoas vao pedir ajudar so que com tanto pedidos de ajuda nao vai consegui ajudar todo mundo que precisa,como a procura de trabalho que se for muita gente pra brasilia à procura de trabalho nao vai ter pra todo mundo.

vitoria 111

Anônimo disse...

so corrigindo alguns erros de ortografia que cometi:


o texto fala que Brasilia é uma metropole.no texto relata o fato de que Brasilia é uma regiao em que influência muitos municipios e que tambem é referencia muitas pessoas de que vivem em muito municipios fora do estado de Brasilia esse é um dos fatos positivos,mas tem o ponto negativo é que pelo fato de brasilia ser um estado que é referencia de muitos municipios,muitas pessoas vao pedir ajuda so que com tanto pedidos de ajuda nao vai consegui ajudar todo mundo que precisa,como a procura de trabalho que se for muita gente pra brasilia à procura de trabalho nao vai ter pra todo mundo.

Anônimo disse...

Brasília é referência para mais de 9 milhões de habitantes que vivem em 298 municípios.Estas áreas de influência estão localizadas no Noroeste de Minas Gerais,oeste da Bahia,sul de Tocantins e especialmente Goias,o poder de Brasília explicava-se pelo fato de ser o centro político e o palco das decisões administrativas do país.
A região considerada Entorno de Brasília é muito maior segundo o IBGE,o estudo mostra que há gente morando muito longe da capital federal,mas que tem a cidade como principal alicerce.Pela primeira vez Brasília é listada como Metrópole Nacional.Por um lado é bom,representa progresso e geração de renda.Por outro,serve de alerta,já que o DF já sofre grande pressão demográfica exercida pelas cidades vizinhas,agora tem de se preocupar com a demanda oriunda de mais de 250 municípios estejam eles onde estiver.

Anônimo disse...

Braília apesar de ter um PIB elevado, otima qualidade de vida e ser agora considerada uma metropole nacional, é de certa forma e bom e ruim, bom porque todo essas qualidades da cidade na maioria das vezes favorecem seus habitantes, porem é ruim pois com isso muitas pessoas de outros municipios iram vir a brasilia procurando diversos benneficios, como emprego melhor, saude e etc, porem muitas vezes essas pessoas não conseguem achar isso em brasilia e não voltam para sua terra natal, ocasionando diversos problemas a brasília, por exemplo diversas partes de brasilia ja forma invadidas por pessaos que naum tinham onde ficar.
O fato e que brasília não foi projetada para tantas pessoas e com essa influencia que brasilia causa nos municipios vizinhos, esse problema ira piorar muito no futuro

Lucas Albuquerque
Turma 113

yuri 112 disse...

Este texto expressa sobre:a expansão da área de influência economica e urbana de Brasília,é importante destacar que Brasília é uma metrópole nacional pela primeira vez.O que é metrópole nacional?É a princiapal cidade de um país, que comanda ou exerce influência nas demais cidades, devido possuir mais bens e serviços que as demais.Brasília agora se torna uma das melhores regiões,por possuir um PIB muito alto:25.3 mil R$.No texto também fala que por ser uma metrópole nacional,traz benefícios e também não traz beneficios.Por possuir cidades satélites,Brasília é mantida como alicerce para cada uma delas,isso se deve por possuir muitos recursos financeiros.

Anônimo disse...

-O fato do pessoal vir para cá, sonhando em ter uma situação financeira melhor é destruído muito antes da vida começar a acontecer após a chagada aqui.Acontece qi aqui em Brasília e Entorno já há uma super-lotação da população até chegando a haver desemprego e dificuldades ainda mais quando o pessoal vem para cá, ai que não há mesmo emprego e a situação se agrava ainda mais.O pior que a melhora de vida é um sonha, e quando ele não se realiza que é a maioria das vezes, o dinheiro acaba e as famílias não tem condições de voltar á suas terras acabam sendo "obrigadas" a ficarem aqui aumentando as favelas e o número de mendigos nas ruas. O problema maior é a super lotação da população desempregada que luta para sobreviver fora de casa(do lugar de origem) ou até mesmo aquelas que nasceram aqui!
•Um Beiijo professor ;*

Anônimo disse...

Brasilia realmente deve ser um ponto de referencia para o Brasil todo pelo fato de ser a capital do país o centro do poder e etc., mas também o resto do Brasil tem que ver as condições de Brasilia que é pequena e não foi criada para ser um estado por isso não pode suportar o tanto de pessoas que um estado comum suporta, Brasilia não tem recursos suficientes para agregar em seus hospitais gente que não mora aqui porque mal supre as necessidades de quem é daqui então não vai conseguir suprir as necessidades de ninguém se chegarem de fora. Por um lado é até bom virem pessoas de fora para aumentar a economia e consumirem produtos daqui mas isso só vai fazer aumentar a superlotação que está para explodir.

Unknown disse...

Nossa cidade deixou de ser simplesmente um Centro Regional para ser uma Metrópole Nacional, não alcançando apenas a grande e industrializada cidade de São Paulo e o tão visitado Rio de Janeiro.
Nos agrada ter a certeza de que a nossa capital agora é também uma grande metrópole. Porém, por outra forma de pensar, essa realidade talvez possa não tão boa quanto parece, afinal, com o desordenado crescimento, o governo passa a desviar seus olhares para os problemas sociais, esquecendo-se do desenvolvimento local.
As mais novas pesquisas do IBGE nos revelam que Brasília é a cidade mais influente do oeste bahiano e do noroeste de Minas Gerais, chegando a abranger até mesmo Porto Velho.

Rebeca de Araújo
111

Anônimo disse...

~~* Minha Brasília
A nossa Brasília está crescendo,está sendo referencia para muitas pessoas virem pra cá por representar progresso e geração de renda.Esta indo muito além das 29 regiões administrativas do DF e dos 22 municípios do entorno .“Quando se pensa em estudo, trabalho, compras, saúde, lazer ou até serviços simples como o desbloqueio de um celular, o caminho das pedras é a rodovia BR-020” - Brasília é vista assim: um lugar próximo, onde tem de tudo- é o que diz o correio brasiliense.
Segundo estudo levantado pelo IBGE,Brasília é referencia para mais de 9,6 milhões de habitantes em 298 municípios.
Brasília é que possui o mais alto PIB per capita: R$ 25,3 mil.
O estudo que levou em conta 3 fatores: subordinação das cidades à gestão federal, o impacto empresarial e econômico da localidade e a oferta de produtos ,serviços e rede urbana . Pela primeira vez Brasília é listada como metrópole nacional.por um lado é bom ,por outro não,serve de alerta ,já que o DF sofre grande pressão demográfica exercida pelas cidades vizinhas, agora atem de se preocupar com a demanda de mais de 250 municípios.

Ruama ( 111 )

Anônimo disse...

vimos neste texto a importancia de Brasilia no nosso contexto ,pelo que foi visto Brasilia é vista como a segunda metropole nacional atrás apenas de são paulo, esta crescendo e vai crescer muito mais ainda, Brasilia tem cerca de 9,6 milhões de habitantes e tem demanda de 250 municipios.

Anônimo disse...

"Isso deve pelo fato, de Brasília ser uma cidade que a cada ano que se passa vem desenvolvendo-se mais e mais.
Percebe-se que a maioria das pessoas que migram na cidade vem de cidades do interior, essas pessoas vem com a ilusão de melhora na perspectiva de vida em alguns caso a pessoa consegue se estabilizar;mas isso infelizmente não acontece com frequência; muitas vezes pelos fatores baixa escolaridade, difícil comunicação com o meio de trabalho..."
Julliane 112

Anônimo disse...

pode haver aspectos positivos e negativos por exemplo:
positivo pois se Brasília é referência até mesmo fora do Goiás isso que der dizer que a cidade cresceu melhorou e pode oferecer mais empregos a populaçao e etc...
negativo pois com tanta procura assim, a populaçao ira aumentar cada vez mais e havera disputa entre hospitais e empregos...

Anônimo disse...

O texto visa informar o quanto é importante para o entorno a ajuda do Distrito Federal,juntamente com seu Governo.
Muitas pessoas saem de outras cidades satélites para o DF a fim de conseguir uma assistência médica de qualidade,uma vez que nos garndes centros de Brasília existem muitos hospitais de ponta,procuram também empregos,que no DF são mais fáceis,além de procurar também um ensino de qualidade superior nas escolas do DF.
É claro que esse tipo de "procura" vai existir,pelo menos enquanto houver negligência nas cidades do Entorno.

Anônimo disse...

A região considerada Entorno de Brasília é muito maior do que se pode imaginar. O estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre as redes de influência do país mostra que há gente morando muito longe da capital federal, mas que, de lá, tem a cidade como alicerce. Brasília, pela primeira vez em quatro edições do estudo, foi classificada como metrópole nacional. Por um lado, isso é bom, representa progresso e riqueza. Por outro, serve de alerta. O Distrito Federal, que já sofre com a pressão exercida pelas cidades vizinhas, tem também de se preocupar com a demanda vinda de todos os 298 municípios influenciados por Brasília, estejam eles onde estiverem.

Juliana -122

Anônimo disse...

A região considerada Entorno de Brasília é muito maior segundo o IBGE, o estudo mostra que há gente morando muito longe da capital federal, mas que tem a cidade como principal alicerce. Pela primeira vez Brasília é listada como Metrópole Nacional. Por um lado é bom, representa progresso e geração de renda. Por outro, serve de alerta, já que o DF já sofre grande pressão demográfica exercida pelas cidades vizinhas, agora tem de se preocupar com a demanda oriunda de mais de 250municípios, estejam eles onde estiver.
Se pensarmos nos desafios criados pelo título de metrópole nacional, o mais latente é, sem dúvida, o da saúde pública. Todo dia, antes das 5 horas da manhã a prefeitura de Buritis -MG disponibiliza um microônibus cheio de pacientes rumo a Brasília.

Jéssica Menezes
113

Anônimo disse...

Se pensarmos nos desafios criados pelo título de metrópole nacional, o mais latente é, sem dúvida, o da saúde pública. Todo dia, antes das 5 horas da manhã a prefeitura de Buritis -MG disponibiliza um microônibus cheio de pacientes rumo a Brasília.

Anônimo disse...

Brasília só está se tornando um local de grande influência pois aqui que é o centro politico do Brasil, representa o maior PIB por ter os maiores salários designados a politicos e parlamentares assim iludindo muitas pessoas a pensarem que aqui tem tantas oportunidades assim, oportunidades tem, é claro, mas como tem em outra qualquer metrópole, como é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, o fato da cidade crescer em nível econômico e cultural e ser reconhecida por muitos locais(entorno) é bom, pois aqui temos importantes pontos turisticos e diversas atrações fazendo com que entre dinheiro na capital.

Lucas Passos
turma: 113

Anônimo disse...

A região de Brasilia e uma região que se dertemina no centro do País que possue um PIB per capita por
25,3 mil para ter um crescimento na zona que alcança inclusive as redes de Porto velho - RO e Cuiabá - Mt e as cidades de mais de 600 km de distãncia como Barreiras, Bom jesus da lapa e a Bahia também aparece nas áreas. Camila 122 serie 2 ano

Unknown disse...

Brasília foi planejada para ser a Capita do Brasil, o planejamento deu certo. Portanto, o governo deveria injetar, investir mais na Capital ao invés de ficar se preocupando com as demais cidades do entorno, claro que elas também precisam de cuidados e benefícios, mas a Capital é o principal no momento. Quanto a saúde e a educação, encontra-se por aqui muitas pessoas de fora pra fazer tratamentos de saúde ou até mesmo para concluírem ou introduzirem nos estudos , e é aí que estar o problema, pois não está tendo vaga em setor hospitalar e em escolas nem mesmo para os próprios moradores imagina pros de fora .

113

Anônimo disse...

Observamos vários aspectos basicos sobre o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado nesta sexta-feira (10),podemos caracterizar e apontar grande crescimento e o grande aumento da influência de Brasília, Manaus, de várias capitais nordestinas, sobretudo Fortaleza, e de municípios da periferia da Amazônia, mas revela que a relação entre as cidades da rede urbana brasileira não sofreu profundas alterações nos últimos 40 anos.

São Paulo e Rio de Janeiro, nessa ordem, continuam sendo as metrópoles que exercem a maior influência sobre o país. O IBGE colheu dados de 4.625 dos 5.564 municípios brasileiros e comparou com pesquisas semelhantes, realizadas em 1966, 79 e 93.

O estudo "Regiões de Influência das Cidades" tem como objetivo mapear a rede urbana brasileira, levando em consideração a hierarquia dos centros urbanos e as relações políticas, econômicas, geográficas e sociais estabelecidas entre as cidades.

Para medir a importância e a influência de cada cidade em escala regional e/ou nacional o IBGE considerou a presença de órgãos públicos federais, a gestão empresarial, a oferta de equipamentos e serviços, a presença de instituições financeiras, as instituições do ensino superior, as instalações na área saúde, o acesso à Internet, a presença de redes de televisão aberta e de jornais, as conexões aéreas, a rede de transportes coletivos, os aeroportos, as opções de lazer, dentre outros fatores.

Anônimo disse...

Brasília foi projetada através de um sonho insistente e determinante o qual deu certo.
Essa capital ainda tem que melhorar muito em sua educação , saúde e no seu próprio modo de governar.
mas não acho errado o governo também investir nas cidades que à cerca, pois são elas que ajudam a atrai turista e da a cara de moderna e organizada.
mas também concordo que ele devem melhora-lá para que fique mais atrativa e mais vista como uma capital fundamental.

bianca 113

Anônimo disse...

olha brasília gente....
Pela primeira vez Brasília é listada como Metrópole Nacional
Por um lado é bom, representa progresso e geração de renda. Por outro, serve de alerta, já que o DF já sofre grande pressão demográfica exercida pelas cidades vizinhas, agora tem de se preocupar com a demanda oriunda de mais de 250municípios, estejam eles onde estiver.

larissa teles 122...

Anônimo disse...

Brasilia, essa cidade está muito além de uma simples e normal cidade, brasilia se tornou meio que um coração de varios municipios, produzindo energia à esses municipios e os municipios retribuindo com trabalho, porem essas cidades se tornaram subordinadas à brasilia, com a necessidade do vinculo trabalhistico e necessidade na parte de de saúde, mas não são só essas cidades que necessitam desse dessa relação, brasilia hoje necessita dessas pessoas para trabalharem para ajudar brasília a crecer cada vez mais.

Anônimo disse...

O maior problema é que as pessoas estão vendo que é um lugar melhor para se viver, mais tranquilo em comparação às grandes metrópolis'.O pessoal vem para cá, sonhando em ter uma situação financeira melhor ,um lugar mais tranquilo o pior que a melhora de vida é um sonho, e quando ele não se realiza que é a maioria das vezes, o dinheiro acaba e as famílias não tem condições de voltar para sua terra natal, e apartir dai aumenta o numero di pessoas passando fome, pessoas faveladas,desempregadas e muitos com isso viram mendingos , sendo que os mesmos poderiam ter uma vida melhor se não sonhaçe além das coisas que estão ali no seu alcançe.

Anônimo disse...

Com o fato de várias cidades que estão no entorno de Brasília necessitarem diretamente da mesma fica muito difícil ter um atendimento pricipalmente de saúde á todos. Os hospitais foram feitos para atentder pessoas de tal lugar, se outras pessoas não tem hospitais em suas cidades obviamente dependem de outros hospitais de outras cidades e isso deixa cada vez mais precário o atendimento de Brasília que não tem suporte o suficiente para atender a todos. Brasília é Brasília e outras cidades são outras cidades, que tal se o governo investisse melhor em cada local para esfaziar um pouco esses hospitais de Brasília e consequentemente dar um maior conforto aos pacientes?!...

Isadora Dourado-113

Anônimo disse...

Olá professor!
Pude aprender lendo esse texto que Brasilia é vista como a segunda metropole brasileira atrás apenas de são paulo, esta crescendo e vai crescer muito mais ainda, Brasilia tem cerca de 9,6 milhões de habitantes e tem demanda de 250 municipios.e como capital brasileira tem tendencia de crescer cada vez mais.

Anônimo disse...

Bem, como pude ver nesse texto, Brasilia é a terceira maior cidade do brasil,e sendo a capital brasileira exerce grande influencia em outras cidades,e a tendencia é crescer cada vez mais exemplo disso é taguatinga-ceilandia, que estao vivendo um processo de conurbaçao.
:D
NATHALIA GENTIL 121

Anônimo disse...

corrigindo,
terceira maior cidade nao terceira maior metropole.

Anônimo disse...

Brasilia não atende somente 29 Regiões Administrativas do DF e dos 22 municipíos do Entorno, conhecida como RIDE. Segundo estudo levantado pelo IBGE, Brasília é referência para mais de 9.6 milhões de habitantes que vivem em 298 municípios e atende essa população principalmente na area da saude e trabalhos em geral...

Anônimo disse...

Por alguns fatos vistos no texto mostra pode-se obeservar que o crescimento populacional no entorno mostra uma grande progresso p ara Brasilia. Adalberto-121

Anônimo disse...

O entorno é muito maior segundo contata o IBGE, o estudo feito nos mostra que há gente morando muito longe da capital federal, mas que tem a cidade como principal alicerce. Pela primeira vez Brasília é listada como Metrópole Nacional. Por um lado é bom, representa progresso e geração de renda. Por outro, serve de alerta, já que o DF já sofre grande pressão demográfica exercida pelas cidades vizinhas, agora tem de se preocupar com a demanda oriunda de mais de 250municípios, estejam eles onde estiver.

Anônimo disse...

O estudo identificou 12 principais centros urbanos do país com uma extensa área de influência direta. São Paulo aparece sozinha no nível de Grande Metrópole, sendo o maior conjunto urbano do país, Rio e Brasília vem logo em seguida. Em um terceiro nível encontram-se Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Goiania, Belém, Recife e Fortaleza. Anteriormente Brasília e Manaus, por exemplo, eram classificadas como Centros Regionais.

Anônimo disse...

Segundo estudo levantado pelo IBGE,Brasília é referencia para mais de 9,6 milhões de habitantes em 298 municípios.
Brasília é que possui o mais alto PIB per capita: R$ 25,3 mil.
O estudo que levou em conta 3 fatores: subordinação das cidades à gestão federal, o impacto empresarial e econômico da localidade e a oferta de produtos ,serviços e rede urbana . Pela primeira vez Brasília é listada como metrópole nacional.por um lado é bom ,por outro não,serve de alerta ,já que o DF sofre grande pressão demográfica exercida pelas cidades vizinhas, agora atem de se preocupar com a demanda de mais de 250 municípios.

Anônimo disse...

Brasilia e a capital do nosso pais, A região considerada Entorno de Brasília é muito maior segundo o IBGE, o estudo mostra que há gente morando muito longe da capital federal, mas que tem a cidade como principal alicerce.E além disso e uma metrópole nacional.Brasilia esta crescendo bastante e bom que brasilia seja uma metrópole por causa da renda.E o entono esta crescendo cada vez mais.
keren
turma:113

Elisabeth Niman disse...

Brasília possui uma grande expansão de influência, nas área econômicas e empresariais, pois as cidades estão subordinadas à nível federal, onde se apresenta grandes ofertas de serviços, produtos, etc.., não esquecendo a participação importantíssima dos municípios do Entorno.

Elisabeth
113

Anônimo disse...

É Professor! como tudo na vida,tem o lado positivo e o negativo!

Brasília por ser a capital do país tem um certo charme, ainda mais por ser um dos melhores lugares para se viver.Brasília tem um dos melhores saneamentos,hospitais,Serviços públicos em geral,e como no entorno nao se tem isso eles acabam "usufruindo" de nossos serviços,tanto governo do Goiás,MG jogam um pouco das suas responsabilidades para o GDF, e isso acaba de uma forma ou de outra causando um "inchaço" nos serviços do DF.
Por outro lado Brasília ser considerada ao lado do RJ uma metropole nacional, acaba trazendo investimentos e criação de novos empregos para a capital do país,sendo um ícone na economia do País.

Anônimo disse...

É Brasilia vem crescendo cada vez mais e a responsabilidade também, assim como tem suas vantagens economicas também tem o dever de cuidar das cidades satélites e de sua população. Espero que Brasilia tem essa disposição toda!

Anônimo disse...

A influência exercida por Brasília vem se estendendo bastante segundo uma pesquisa do IBGE que leva em conta como critérios, a subordinação das cidades à gestão federal, o impacto empresarial e econômico da localidade e por último a oferta de serviços, produtos e rede urbana, e concluiu que a atual área de influencia brasiliense tem sido de 600 km, cobrindo ate as áreas de RO, MT e BA.
Isso reflete positivamente em relação a economia atraída para a região influente, o que tende a aumentar as riquezas do DF.
Reflete negativamente por acabar causando certo congestionamento das instituições publicas como escolas e hospitais.
Tantos pontos positivos e negativos vêm fazendo com que Brasília se compare com RJ por ser também definida como metrópole nacional, agora ficando atrás apenas de SP, considerada grande metrópole nacional.
Thaynara
121

Unknown disse...

A pesquisa foi feita levando em conta: a subordinação das cidades à gestão federal, o impacto empresarial e econômico da localidade e por último a oferta de serviços, produtos e rede urbana, e foi constatado que a influencia de brasília se estende alem das cidades do entorno ( por volta de 600km ), comparando-se com Rio de Janeiro e estando atrás apenas de São Paulo( grande metrópole nacional). Atualmente tem assumido a posição de capital em todos os sentidos estendendo sua influencia tanto política como econômica ate mesmo por RO, MT e BA.
Essa influencia tem seu pontos positivos e negativos:
*Positivo temos a geração de renda
*Negativo a pressão demográfica sofrida pelo DF, o que vem provocando a “saturação” do espaço brasiliense, principalmente em relação saúde e educação e esta sendo usado pelos habitantes do entorno e áreas influenciadas.
Marcos GATÃO

Anônimo disse...

mateus 121

Anônimo disse...

Brasília pode se caracterizar como uma metrópole pois em quase todos os aspectos Brasília evoluiu e ainda está em fase de evolução. Brasília é a cidade que tem tudo para evoluir mais e mais pois a capital é a onde o governo tem os olhos voltados para ela.A industrialização já está evoluindo em Brasília com mais vigor e mais intensidade do que nos últimos anos.

Anônimo disse...

ALUNO:HEDREY GABRIEL
TURMA:113